Brazil

Acordo de investimentos e comércio na pauta da visita de delegação de Tocantins aos Emirados

Compartilhe esta notícia

Uma delegação do estado do Tocantins está em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, para tratar de investimentos e novos negócios. O governador Mauro Carlesse assinou um memorando de entendimento com os Emirados. O acordo prevê condições especiais para a realização de investimentos.

O documento foi assinado nesta segunda-feira (30) por Carlesse, o subsecretário de Comércio Exterior e Indústria do Ministério da Economia dos Emirados, Abdulla Al Saleh, e o diretor executivo da Agência de Desenvolvimento de Investimentos de Dubai (Dubai FDI), Fahad Al Gergawi.

O estado tem potencial para produção agropecuária, mas carece de investimento na área, que está buscando agora nos Emirados. “O Tocantins está pronto para receber investimento em todas as áreas e vamos trabalhar para que isso ocorra e fortaleça ainda mais a nossa economia. Inicialmente abrimos as portas para a agricultura, que é um mercado de interesse para os Emirados Árabes”, destacou o governador em nota.

Os brasileiros estão participando da Dubai Investment Week, evento que ocorre até 03 de outubro e é organizado pela Dubai FDI, órgão do Departamento de Desenvolvimento Econômico do Governo de Dubai. A comitiva do Tocantins inclui, ainda, empresários do estado.

Reuniões de negócios

Nesta terça-feira (01), a delegação visitou o escritório internacional da Câmara de Comércio Árabe Brasileira no emirado. Na ocasião, o secretário da Fazenda e do Planejamento do estado de Tocantins, Sandro Henrique Armando acompanhou a apresentação do chefe do escritório, Rafael Solimeo, sobre oportunidades de negócios. “Com os dados da balança comercial entre o Tocantins e os Emirados, apontei o potencial em setores como o turismo halal e da segurança alimentar, por exemplo. Além disso, é possível utilizar o país como plataforma para entrada de produtos em outros países da região”, pontuou Solimeo.

Os brasileiros foram apresentados a empresários árabes associados à Câmara Árabe. Do encontro devem surgir reuniões de negócios ainda nesta semana. É o caso da Panidor, que produz artigos de padaria e confeitaria congelados e tem uma fábrica no Brasil, além de outras três em Portugal. “As expectativas são muito promissoras. É um órgão (a Câmara Árabe) privilegiado para fazer a ponte entre as partes”, afirmou Sérgio Fonseca, assessor da administração da Panidor e da Angus Heritage, outra empresa do mesmo grupo que se dedica à criação de bovinos e à produção de carne premium.

O objetivo da empresa é justamente abrir mercado em Dubai, não apenas para fornecer diretamente ao emirado, mas para tê-lo como porta de entrada a outros mercados. “Temos nos reunido com diversos potenciais parceiros. Quer potenciais clientes, quer empresas de logística e de zonas francas para a instalação da nossa empresa em Dubai”, explica Fonseca, pontuando que o grupo está planejando três modelos de franquias para apresentar em Dubai. Um conceito de padaria Panidor, outro de loja de pastel de nata (pastel de Belém) Panidor, e um último de hamburguerias Angus Heritage.

Também visitaram o escritório da Câmara Árabe o secretário extraordinário de Parcerias Público-Privadas do estado, Claudinei Quaresmin, o secretário da Agricultura, Pecuária e Aquicultura, César Halum, o presidente da Cooperativa Agroindustrial do Estado do Tocantins (Coapa), Ricardo Khouri, Hermano Gouveia, CEO da AmeroAfrica Financial, e o empresário Volney Aquino Santos.

FONTE: Comex do Brasil

últimas notícias no Comércio Exterior

solicitar atendimento

vamos conversar sobre Comércio Exterior ?

services for companies outside Brazil

informe seu número do WhatsApp 

como prefere falar conosco

?

prefiro o rápido WhatsApp

pelo tradicional telefone

ligações do Brasil horário comercial

liguem no meu número

vamos começar tudo por