A Atlas Renewable Energy anunciou que seu maior projeto no Brasil, a Usina Solar de Juazeiro, está totalmente operacional. A usina tem capacidade instalada de 156 MWp e gera cerca de 357 GWh por ano. Localizada em Juazeiro, no estado da Bahia, inclui a primeira subestação digital instalada na América Latina, que aprimora a controlabilidade e a confiabilidade. O montante total investido na usina foi de aproximadamente R $ 650 milhões.
Em 2015, a Usina Solar de Juazeiro foi contratada por meio de um contrato de compra de energia (PPA) de 20 anos em leilão regulado. Agora, os 475 200 módulos da usina ocupam mais de 350 ha e prevê-se gerar 357 GWh por ano, o que poderia beneficiar 207.592 famílias / ano e reduzir a emissão de mais de 47.000 t de dióxido de carbono, segundo cálculos da empresa.
A usina usa a primeira subestação digital da região. Uma subestação digital funciona como o coração de uma rede elétrica, transmitindo e distribuindo eletricidade para locais distantes, enquanto aumenta a produtividade, segurança e confiabilidade dos operadores locais. Em comparação com uma subestação convencional, a digitalização requer substancialmente menos espaço, reduz a quantidade de fio de cobre necessária e facilita a operação mais eficiente de redes de utilitários, incluindo monitoramento, diagnóstico e controle.
A empresa doou centenas de mudas da espécie Umbu Gigante, planta nativa que pode ser utilizada como fonte de renda para as comunidades vizinhas e contribui para a biodiversidade local, preservando o Bioma da Caatinga, flora única no nordeste brasileiro.
Carlos Barrera, CEO da empresa, afirmou que “nossa meta na Atlas Renewable Energy é liderar a inovação solar na América Latina e continuar introduzindo e implementando as tecnologias mais avançadas disponíveis na região. A Atlas continuamente olha para a próxima evolução desta indústria, enquanto nos posicionamos como um parceiro confiável que pode fornecer as instalações solares padrão mais altas “. Ele reconheceu o apoio financeiro do Banco do Nordeste (BNB), do Pactual, do Banco ABC Brasil e do Banco Bradesco por seu papel na aceleração do investimento em projetos de energia renovável em todo o país, “O apoio das entidades financeiras tem sido instrumental; essa colaboração é uma prova do papel que o setor privado pode desempenhar para ajudar a suportar as futuras necessidades de infraestrutura do Brasil “.
Luis Pita, gerente geral da empresa para o Brasil, enfatizou que “Nossa equipe na Atlas Renewable Energy oferece projetos de grande escala que contribuem para o mercado de energia renovável em constante crescimento do Brasil e entregam energia limpa de forma confiável aos consumidores. Nós fazemos isso com atenção todas as partes interessadas, para garantir um efeito positivo para o ecossistema mais amplo “.
A Atlas Renewable Energy tem atuado ativamente no desenvolvimento do setor de energia renovável no Brasil nos últimos anos, com investimentos de R $ 1,3 bilhão até o momento, dos quais R $ 600 milhões foram financiados pelo BNB. No Brasil, a empresa opera 304 MWp e tem mais 117 MWp em construção, totalizando 421 MWp de projetos fotovoltaicos no país. Em abril de 2019, a empresa iniciou a construção do seu quarto projeto, o Sertão Solar Barreiras, no estado da Bahia, com previsão de início de operação no quarto trimestre de 2019.
FONTE: O Petróleo