Aumento na exportação de frutas deve beneficiar agricultura familiar

Compartilhe esta notícia

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

O mercado exportador de frutas brasileiras deve se ampliar nos próximos anos e o principal beneficiado será o setor de agricultura familiar, segundo Rafael Zavala, representante da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO). “O mercado exigirá menos suco de laranja e mais diversidade, o que vai incluir sucos detox e açaí. Se beneficiam pequenos agricultores e cooperativas”, disse durante sua palestra no 7º Fórum de Agricultura da América do Sul. Zavala ainda ressaltou que a produção de frutas é alta geradora de emprego e que seu desenvolvimento implicará no desenvolvimento do setor no país.

A discussão sobre produção familiar promovida pelo Fórum pautou também o desenvolvimento sustentável. “Segurança e soberania alimentar estão cada vez menos antagônicos, entendeu-se que é preciso aceitar todos os atores dentro do sistema”, reiterou Zavala. Segundo ele, a FAO pretende ampliar o incentivo a alimentos saudáveis em sistemas alimentares sustentáveis para os próximos anos. “Alinhar o comportamento dos consumidores pelas políticas públicas é fundamental. Ainda há muito o que fazer para gerar alimentos sustentáveis em todos os setores”, garantiu.

Também palestrante no painel, o secretário de agricultura e abastecimento de Curitiba, Luiz Gusi, destacou desafios particulares do município e de sua região metropolitana no âmbito da agricultura familiar. O secretário destacou para os próximos anos a construção de polos de produtos regionais, que agreguem valor a produtos que possam promover acesso ao mercado. O principal caso curitibano é a tangerina ponkan, produto que tem apresentado crescimento e vem se firmando como um polo para a pequena produção.

FONTE: Gazeta Do Povo

consulte sua habilitação Radar / Siscomex

copie o link abaixo, abra uma nova aba do navegador e cole na barra de endereço

Todos os serviços para
Comércio Exterior

Fale com um de nossos especialistas

Telefone

+55 13 3321-9321 | +55 65 4141-4540

WhatsApp

+55 13 3321-9321

E-mail

Preencha o formulário ao lado