Brazil

Bolívia está pronta para transportar gás natural da Argentina para o Brasil

Compartilhe esta notícia

Com mais de 1.000 km de gasodutos cruzando o território boliviano, o Sistema Integrado de Transporte de Gás Natural da petrolífera boliviana YPFB está pronto para transportar o gás argentino ao mercado brasileiro

“A partir de outubro desta gestão, a Bolívia poderá transportar 3 milhões de metros cúbicos por dia (MMm3d) de gás argentino para o mercado brasileiro. Neste momento não temos concorrência porque temos um sistema consolidado, operacional e seguro que nos permitirá transportar de forma eficiente e competitiva o gás natural da Argentina para os principais mercados do Brasil como São Paulo”, afirmou Armin Dorgathen, presidente da YPFB.

A petrolífera estatal está a trabalhar em projetos de adaptação que lhe permitirão transportar volumes superiores a 10 milhões de metros cúbicos por dia (MMm3d) a médio prazo.

“A situação permite com a consolidação dos projetos de reversão do sistema norte de gasodutos argentinos, a implementação de novos projetos como o Gasduto Presidente Néstor Kirchner (GPNK) e outros novos projetos de gasodutos no país vizinho, o que permitirá transporte de maiores quantidades de gás natural de Vaca Muerta através do Sistema Integrado de Transporte de Gás Natural da Bolívia para o Brasil”, especificou a autoridade.

O Sistema Integrado de Transporte de Gás Natural da Bolívia conta com os gasodutos YPFB Transporte (GIJA), YPFB Transierra (GASYRG), Gas Transboliviano e Gas Oriente Boliviano (ver infográfico).

“Sua localização estratégica e um sistema de gasodutos que une três países (Argentina-Bolívia-Brasil) consolidam nosso estado como a opção imediata, segura e eficiente para a integração energética regional dos mercados de gás natural.”

Este sistema de gasodutos opera durante todo o ano, sem interrupções, com segurança e eficiência. Está interligado com a Argentina há mais de 13 anos, através do sistema de gasodutos TGN (Transportadora de Gas del Norte), e com o Brasil há mais de 25 anos, através do sistema de gasodutos TBG (Transportadora Brasileira Gasoduto Bolívia -Brasil).

FONTE YPFB

últimas notícias no Comércio Exterior

solicitar atendimento

vamos conversar sobre Comércio Exterior ?

services for companies outside Brazil

informe seu número do WhatsApp 

como prefere falar conosco

?

prefiro o rápido WhatsApp

pelo tradicional telefone

ligações do Brasil horário comercial

liguem no meu número

vamos começar tudo por