Bolsonaro sanciona lei que reduz burocracia e facilita comércio exterior

Compartilhe esta notícia

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Novas regras querem melhorar posição do Brasil em ranking internacional.

O presidente Jair Bolsonaro sancionou nesta quinta-feira a Medida Provisória 1040, editada para melhorar o ambiente de negócios no país. O texto flexibiliza regras de importação e facilita a atuação de empresas que compram e vendem para fora do Brasil.

O objetivo da medida é melhorar a posição do Brasil no ranking Doing Business, do Banco Mundial, que mede a competitividade dos países por meio do seu clima para negócios. Atualmente, o Brasil ocupa a 124ª posição no ranking.

O governo espera que as novas regras facilitam a criação de empresas por meio do chamado balcão único, em que a empresa cadastra seu CNPJ e faz sua inscrição no fisco estadual ou municipal sem necessidade de passar por diferentes esferas de governo.

De acordo com o governo federal, a expectativa é de que a melhoria poderá ter um impacto econômico significativo no longo prazo por meio da atração de investimento estrangeiro direto no Brasil.

Entre as medidas aprovadas está também a possibilidade de um sistema para operadores de comércio exterior em meio eletrônico e da padronização e simplificação do pagamento de taxas relacionadas a esse tipo de atividade.

A lei também prevê o aumento da agilidade na cobrança e recuperação de crédito mediante a autorização para a criação do Sistema Integrado de Recuperação de Ativos para reduzir o custo de transação da concessão de crédito através do aumento da efetivdade das ações judiciais.

FONTE: O Globo

últimas notícias no Comércio Exterior

solicitar atendimento

vamos conversar sobre Comércio Exterior ?

services for companies outside Brazil