China tem um novo navio gigantesco com objetivo de encher Europa de carros elétricos

Compartilhe esta notícia

O objetivo é ter mais 14 navios do tipo Ro-Ro nos próximos três anos

As dimensões de alguns navios continuam a deixar-nos sem palavras. Porém, dentre porta-contêineres, cruzeiros, porta-aviões e etc, há uma categoria curiosa: o Ro-Ro. Essas verdadeiras fortalezas marítimas contam com uma missão muito específica: transportar milhares de carros das fábricas às concessionárias.

Um desses Ro-Ro é o Anji Sincerity, embarcação que pertence ao grupo SAIC e que pretende encher a Europa com carros chineses. Apesar do seu tamanho avantajado, o interessante é que o Anji é mais “ecológico”, e o segredo está nos seus motores que funcionam com gás natural liquefeito.

A SAIC, ou SAIC Motor Corporation Limited, é uma das montadoras mais importantes atualmente na indústria automotiva. É uma empresa sediada em Xangai que conta com as divisões Maxus, Roewe, MG Motor, Nanjing Automobile e MG Motor UK. A SAIC também é famosa pelas parcerias com a Volkswagen e com a General Motors.

E, além dos carros, eles agora têm em sua frota um enorme barco Ro-Ro chamado Anji Sincerity. Esses barcos são chamados de diminutivo de ‘roll-on/roll-off’ e, basicamente, são barcos que servem para transporte de veículos (“navio de carga rolante”). Sim, como os navios porta-contêineres, mas em vez de transportar os carros confinados em um contêiner, eles ficam nesta espécie de “estacionamento de shopping flutuante”.

Zhao Aimin é o Diretor Geral Adjunto da SAIC International e comenta em um vídeo postado pelo canal ShanghaiEye que, devido à concorrência global neste segmento, ter frota própria de navios deste estilo (Ro-Ro) lhes proporciona flexibilidade e melhor controle de preços, já que até agora eles alugavam navios de terceiros.

Um estacionamento colossal

Este enorme navio foi fabricado pela China State Shipbuilding Corp., sendo o primeiro desta classe fabricado inteiramente com investimento nacional e possui um sistema que coleta informações de todos os cantos do navio para facilitar o seu controle.

E todas as facilidades nesse sentido são poucas quando se trata de uma embarcação com 199,9 metros de comprimento, 38 metros de largura e 15,5 metros de profundidade. Possui impressionantes 7.600 vagas de estacionamento e em sua viagem inaugural à Europa transportou mais de 5.000 veículos, incluindo carros, ônibus e máquinas.

O Ro-Ro verde

Uma característica que o torna muito especial é que o Sincerity é atualmente o maior transportador ecológico de veículos do mundo. É movido a GNL e estima-se que tenha emissões 30% inferiores a um navio da mesma categoria com combustível tradicional. O tanque tem capacidade para 4.000m³, o que significa que pode cobrir uma viagem de ida e volta da China à América do Sul ou da China à Europa.

O objetivo ao construir este Ro-Ro é cumprir os critérios de proteção ambiental e requisitos de emissões de regiões como América do Norte, Nova Zelândia, Austrália e Europa, que podem ser um pouco mais rigorosos do que os de outros territórios. Além do GNL, a empresa chinesa está a explorar outras opções energéticas, como o metanol.

Mar de carros chineses na Europa

O Anji Sincerity não é o plano único da SAIC. Uma das chaves do sucesso da montadora fora da China é, precisamente, a capacidade de transportar os seus automóveis. A SAIC conta atualmente com vários navios que fazem rotas no Sudeste Asiático, México, oeste da América do Sul e Europa.

O objetivo é ter mais transporte deste tipo e os planos são extremamente ambiciosos: mais 14 navios com capacidade transoceânica para os próximos três anos com capacidades de 7.000, 7.600, 7.800 e 9.000 carros. O principal destino desses carros é a Europa.

Em 2023, a SAIC alcançou vendas de mais de cinco milhões de veículos. No exterior, alcançaram um volume recorde de vendas de 1,2 milhões, 18,3% a mais que no ano anterior. E está claro que dar um passo atrás não está nos planos da empresa.

FONTE IGN Brasil

últimas notícias no Comércio Exterior

solicitar atendimento

vamos conversar sobre Comércio Exterior ?

services for companies outside Brazil

informe seu número do WhatsApp 

como prefere falar conosco

?

prefiro o rápido WhatsApp

pelo tradicional telefone

ligações do Brasil horário comercial

liguem no meu número

vamos começar tudo por