Brazil

Chocolates e pescados impulsionarão as importações e exportações nos próximos meses

Compartilhe esta notícia

Para o setor logístico, a Páscoa já começou e movimentará o comércio exterior até o fim de 2019.

O ano ainda nem terminou e a Páscoa 2020 já está movimentando o setor logístico. No Brasil, esta época dá início aos pedidos de importação de pescados e de exportação de chocolates, de diferentes regiões do mundo para que cheguem a tempo da Páscoa. Conforme explica Guilherme Mafra, geralmente, os pedidos são negociados entre novembro e dezembro, para serem embarcados entre o final e início do ano, permitindo o tempo de transporte sem problemas, que leva em torno de 40 dias, dependendo da região.

Segundo dados divulgados pela Superintendência de Comunicação Corporativa da Autoridade Portuária de Santos, a movimentação de cargas nos portos brasileiros está em alta. Sendo que, o porto de Santos, o maior do Brasil, bateu o recorde após atingir o total de 11.576.036 toneladas, ultrapassando uma média de 5%, sendo o maior registro para a período. A tendência para o final deste ano é um crescimento expressivo.

Movimentação de cargas

O transporte marítimo é o mais utilizado para transportar o chocolate e o pescado. Ambos os produtos devem ser transportados em contêineres refrigerados e adequados, garantindo a higiene e segurança da mercadoria. “Quando chegam ao destino, os produtos são distribuídos para diversas regiões. É um processo minucioso e delicado já que estamos trabalhando com alimento perecível e precisamos levar a garantia e qualidade ao consumidor final”, afirma Mafra.

Importação de pescados

Apesar do grande potencial de pesca do Brasil, cerca de 60% dos peixes consumidos são oriundos de países da América do Sul, Ásia e Europa.

Os peixes mais importados pelos brasileiros para a Páscoa são salmão, polaca, peixe-panga e bacalhau, todos de diferentes regiões do mundo.

Exportação de chocolates

Segundo o Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), até o ano passado a exportação de chocolates do Brasil teve alta de 77,7%. O Brasil é o sétimo maior produtor mundial de chocolates e, de acordo com o Ministério da Agricultura, o chocolate brasileiro chega a mais de 100 países em todos os continentes do mundo.

FONTE: SEGS

últimas notícias no Comércio Exterior

solicitar atendimento

vamos conversar sobre Comércio Exterior ?

services for companies outside Brazil

informe seu número do WhatsApp 

como prefere falar conosco

?

prefiro o rápido WhatsApp

pelo tradicional telefone

ligações do Brasil horário comercial

liguem no meu número

vamos começar tudo por