Brazil

Cooperativa de produtores de algodão em MT exporta mais de mil toneladas de fios por mês

Compartilhe esta notícia

Fios são enviados a grandes malharias e tecelagens do Brasil. O grupo também é responsável por até 8% da produção brasileira de pluma de algodão

Um grupo de produtores de algodão de Campo Verde, a 139 km de Cuiabá, criou uma cooperativa há 18 anos para a exportação de produtos derivados do algodão. Atualmente, são exportadas mais de mil toneladas de fios por mês para malharias e tecelagens de vários estados brasileiros.

Outro ponto forte da cooperativa é a exportação de algodão em pluma. A cada safra, são vendidas aproximadamente 100 mil toneladas de pluma para os mercados domésticos (65%) e exportação (35%). Este volume significa entre 5% e 8% da produção brasileira.

A empresa também comercializa cerca de 50 mil toneladas de caroço de algodão por mês.

Além desses, a cooperativa produz e vende insumos para produção agrícola, milho e soja.

Produção de fios

O gerente industrial Antônio Marcos do Nascimento contou ao G1 que 30 dos 180 cooperados compõem a equipe de fiação.

Para a produção dos fios, eles utilizam somente 10% da produção total da cooperativa.

“A ideia é agregar valor a uma quantidade de algodão que os produtores da cooperativa plantam. Antes a gente produzia o algodão e mandava para a industrialização em outros estados, que o transformava em fios”, contou.

Em 2009, os produtores começaram a elaborar um projeto para que pudessem fabricar o próprio fio e o comercializar. A ideia foi colocada em prática dois anos depois, em 2011.

“São mais de 1 mil toneladas por mês. Cerca de 90% da produção é destinada a malharias e tecelagens de São Paulo e Santa Catariana. Esse produto é utilizado para produção de tecidos como jeans, toalha, moletom, camisetas e outros”, explicou.

Atualmente, a cooperativa possui 322 clientes. “O mercado está muito bom, mas pode crescer e melhorar ainda mais”, ressaltou.

O estado é responsável por 30% da produção nacional. São cerca de 1,8 milhão de toneladas da pluma.

Segundo a Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt), se Mato Grosso industrializasse 30% do algodão produzido no estado, geraria 82 mil empregos, que corresponde à metade do número de pessoas desempregadas no estado.

Atualmente, são 153 mil pessoas desempregadas em Mato Grosso.

FONTE: G1

últimas notícias no Comércio Exterior

solicitar atendimento

vamos conversar sobre Comércio Exterior ?

services for companies outside Brazil

informe seu número do WhatsApp 

como prefere falar conosco

?

prefiro o rápido WhatsApp

pelo tradicional telefone

ligações do Brasil horário comercial

liguem no meu número

vamos começar tudo por