Brazil

Estudo vai avaliar exportação de energia e fertilizantes para MT

Compartilhe esta notícia

O governador Mauro Mendes assinou um memorando com o governo boliviano, nesta quarta-feira (25).

Duas ações importantes mas, que só devem ter resultados práticos em nove meses, foram definidas pelos governo de Mato Grosso e da Bolívia, nesta quarta-feira (25). A assinatura de um Memorando de Entendimento entre o governo do Estado  e o Ministério de Energia da Bolívia, em Santa Cruz de La Sierra, pelo governador Mauro Mendes e o ministro Rafael Alarcón Orihuela, viabiliza o início dos estudos para o fornecimento de energia elétrica e cloreto de potássio do país vizinho para o território mato-grossense.  

O governador Mauro Mendes destacou que a ação tem o objetivo de promover a segurança energética do Estado. “Hoje estamos começando a colher bons frutos para a segurança energética do nosso Estado. Vamos alinhar diretrizes para o desenvolvimento comum de Mato Grosso e da Bolívia, criando interesses que nos aproximam”, disse Mendes.

Otimista, o ministro Rafae Orihuela acredita que, em breve, os acordos comerciais podem ser concretizados. “Temos a esperança de que em pouco tempo poderemos assinar acordos comerciais que permitam o fornecimento da energia e de fertilizantes para uma das zonas produtoras mais importantes das Américas”, afirmou.

Para o fornecimento de energia elétrica, a proposta é analisar as condições de implementação de uma usina termoelétrica a gás natural, com capacidade para gerar 90 MW, em San Matias, na Bolívia, e o transporte da produção para municípios na fronteira com Mato Grosso, Cáceres ou Jauru.

Já a exportação do cloreto de potássio, fertilizante com grande demanda na agricultura, vai ser avaliada por um grupo de estudos com técnicos dos dois governos que vai ser formado, em 15 dias, para analisar as condições e mecanismos para a comercialização. Uma das indústrias bolivianas do fertilizante funciona na cidade de Potosi, que está a 1.411 quilômetros do município de Cáceres. 

O governador Mauro Mendes e comitiva também têm agenda na tarde desta quarta-feira na indústria de cloreto de potássio em Uyuni, que fornece os minérios  extraídos do salar, o maior deserto de sal do mundo.

Integram a comitiva oficial de Mato Grosso os secretários de Estado da Casa Civil e de Desenvolvimento Econômico, Mauro Carvalho e César Miranda, respectivamente, e os deputados estaduais Eduardo Botelho (DEM), Janaína Riva (MDB), Ondanir Bortolini (Nininho) (PSD), Paulo Araújo (PP) e Max Russi (PSB).

FONTE: Redação

últimas notícias no Comércio Exterior

solicitar atendimento

vamos conversar sobre Comércio Exterior ?

services for companies outside Brazil

informe seu número do WhatsApp 

como prefere falar conosco

?

prefiro o rápido WhatsApp

pelo tradicional telefone

ligações do Brasil horário comercial

liguem no meu número

vamos começar tudo por