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Exportação de veículos tem alta de 26,1% em outubro

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Produção teve leve alta de 2,6% no mesmo período, mas queda de 24,8% comparado a outubro de 2020

Homens trabalham na produção de veículos em fábrica de automóveis
Exportação de veículos tiveram alta em outubro comparado a setembro. Dados são da Anfavea

O número de veículos exportados em outubro foi 26,1% maior do que setembro deste ano. Foram 29,8 mil unidades vendidas a outros países no 10º mês do ano contra 23,6 mil no 9º mês do ano. O acumulado do ano também apresenta alta de 26,8%. Entretanto, comparado ao mesmo período do ano passado, houve queda de 14,6. Os dados são da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) e engloba automóveis, veículos comerciais leves, caminhões e ônibus.

Eis a íntegra (2,4 MB) do resultado do setor automobilístico de setembro.

A fabricação de automóveis teve um pequeno aumento em relação a setembro: 2,6%. Foram 177,9 mil unidades produzidas em outubro. No mês anterior o número foi de 173,3 mil. Comparado ao período homólogo, houve queda de 24,8%. O acumulado do ano apresenta alta de 16,7%.

Já o número de licenciamentos teve o pior outubro de venda de carros zero km, apesar de ter apresentado crescimento em relação ao ano anterior. Foram 162,3 mil em outubro contra 155,1 mil em setembro.

Já o número de veículos vendidos a locadoras foi de 326 mil unidades até o momento. Segundo o presidente da Anfavea, Luiz Carlos Moraes, a expectativa do mercado é que esse número chegue a 400 mil até dezembro.

Um destaque apresentado pela Anfavea foi o crescimento de 1,7% comparado a todo ano passado de veículos com novas tecnologias, como sistema híbrido e elétrico.

SEMICONDUTORES

Já o impacto da falta de semicondutores, insumo fundamental para fabricação de automóveis, deverá causar um impacto 12 milhões de unidades que deixarão de ser produzidas em 2022. Segundo Moraes, houve uma piora na perspectiva de normalização de produção devido a falta de semicondutores.

Antes, a expectativa do mercado era que a oferta deste insumo se normalizasse no 2º semestre de 2022. Hoje, a expectativa é que o semicondutor volte a ser ofertado de acordo com a demanda de fabricação de veículos somente em 2023. Isso vai fazer com que cerca de 5 milhões de veículos deixarão de ser fabricados no próximo ano.

PARALISAÇÃO NO PORTO DE SANTOS

Segundo Luiz Carlos Moraes, a recente paralisação de caminhoneiros no porto de Santos (SP) está causando a falta de abastecimento de peças importadas para fabricação de veículos e, por isso, há o risco de parada de produção das montadoras.

FONTE: Poder360

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