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Itália vira 2º país europeu que mais exporta alimentos ao Brasil

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A Itália desbancou a Espanha e chegou ao segundo lugar na lista de países europeus que mais exportam produtos alimentares para o Brasil.

De acordo com a Italian Trade Agency (ITA), órgão do governo italiano para promoção do comércio internacional, as vendas de itens “made in Italy” para o mercado brasileiro nesse setor totalizaram US$ 90,6 milhões no primeiro quadrimestre.

Com um market share de 2,85%, a Itália está atrás apenas de Portugal (4%) entre os países europeus. “Essa diferença vai se reduzir”, garante o diretor da ITA no Brasil, Ferdinando Fiore, em entrevista à ANSA.

Um dos trunfos italianos para superar Portugal é a diversidade de seus produtos de exportação: enquanto 86% dos itens alimentares portugueses comprados pelo Brasil são azeites e vinhos, a Itália, além desses dois nichos, também se destaca em segmentos como massas, farinhas, pães e bolos, vinagres, doces, arrozes e preparações para risotos, tomates, conservas e frutas frescas.

De acordo com a ITA, 78,1% das exportações agroalimentares italianas para o Brasil no primeiro quadrimestre de 2022 concentram-se nos segmentos que dão fama à gastronomia do “Belpaese”, como vinhos, massas, azeites, produtos de forno, tomates e conservas, vinagres e farinhas.

As vendas desse grupo de produtos apresentaram aumento de 3,79% em relação ao mesmo período de 2021.

“Os brasileiros estão acostumados com a cozinha italiana, e as massas são os símbolos. Acho que essa grande variedade também estimula o consumo por parte dos brasileiros”, acrescenta Fiore.

A importação de massas italianas já cresceu 12,2% no primeiro trimestre de 2022, passando de 5,9 mil toneladas em 2021 para 6,6 mil toneladas no início deste ano.

Outros produtos com altas expressivas no período são kiwi, de 4,6 para 6,3 mil toneladas (35,6%); tomates em conserva, de 5,8 para 6,1 mil toneladas (3,9%); arroz, de 1,6 para 1,8 mil toneladas (9,9%); e farinha, de 1,1 para 1,6 mil toneladas (54,5%).

“O caso do kiwi é muito engraçado porque não é um produto originário da Itália. Hoje a Itália é o principal produtor de kiwi, e não se associa o kiwi à Itália”, diz Fiore.

O começo de ano promissor dá sequência a um 2021 no qual as importações de alimentos e bebidas da Itália no Brasil já haviam crescido 3%, alcançando um valor total de US$ 238,3 milhões.

FONTE: ANSA

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