fbpx

Mato Grosso aumenta exportação no trimestre e tem melhor desempenho em dez anos

Compartilhe esta notícia

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Mato Grosso terminou o primeiro trimestre deste ano com alta de 16,5% nas exportações em relação ao mesmo período do ano passado. Entre janeiro e março de 2021, o estado acumulou quase U$ 5,1 bilhões em vendas externas e superou o trimestre passado em quase U$ 800 milhões. Os dados são do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), divulgados ontem, e revelam que é o melhor trimestre do estado nos últimos dez anos.

Os números mantêm Mato Grosso como o quinto estado que mais exporta no Brasil, atrás apenas de São Paulo, Minas Gerais, Pará e Rio de Janeiro. Toas as vendas do estado representam 9,4% do que o Brasil envia para o mercado externo.

As importações também aumentaram. Com 25% a mais, chegaram a U$ 542 milhões (1,1% das importações nacionais) e a balança comercial mantém grande superávit, atingindo um saldo de superior a U$ 4,5 bilhões.

A China veio forte ao mercado mato-grossense, aumentou as vendas em U$ 305 milhões e levou 42% da produção estadual. Indonésia (5,8%), Vietnã (5,4%), Tailândia (4,7%) e Turquia (3,7%) completam a lista dos principais clientes.

Os países compraram, majoritariamente, soja. O grão in natura responde por 51% das vendas e os derivados, como farelo e óleo, representam 12% da comercialização. O segundo produto mais vendido é o algodão com 17%, seguido do milho com 7,7% e da carne bovina com 7%.

FONTE: Só Notícias

conheça os serviços para sua empresa atuar na importação e exportação

atendimento nacional

conheça nossos serviços
últimas notícias no Comércio Exterior

solicitar atendimento

vamos conversar sobre Comércio Exterior ?

services for companies outside Brazil