Sozinho o estado embarcou mais de 16 milhões de toneladas ao exterior. Mato Grosso do Sul registrou a maior redução nas vendas. Veja a tabela completa!
O Mato Grosso lidera o ranking de estados exportadores de soja em grão do Brasil. De janeiro a julho, o embarque do estado totalizou 16,2 milhões de toneladas. O volume é 4% inferior ao exportado em igual período do ano passado. Os dados foram divulgados pela Secretaria de Comércio Exterior (Secex), do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (Mdic).
O segundo estado que mais exportou foi o Paraná, com 5,2 milhões de toneladas, 33% menor que os 7,7 milhões de toneladas do ano passado. Na terceira posição aparece o Rio Grande do Sul, com exportações acumuladas de 4,9 milhões de toneladas, 31% a menos que os 7,2 milhões de 2018.
O pior resultado, ou seja, o estado que registrou a maior redução nas exportações de janeiro a julho, foi o Mato Grosso do Sul, que fechou o período com 39% menos embarques, com 2,2 milhões de toneladas, ante as 3,7 milhões do ano passado.
Os embarques brasileiros no acumulado do ano totalizaram 51,9 milhões de toneladas, contra 56,4 milhões no ano anterior. Veja abaixo o quadro completo dos estados exportadores de soja.
FONTE: Canal Rural