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Mercado de biológicos vai quase triplicar no Brasil em 2030 e atingir R$ 3,7 bilhões

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Estudo aponta que grandes culturas como soja, cana e milho, que representam 75% dos negócios, devem seguir liderando a demanda pelas tecnologias

libelula-controle-biologico-horta (Foto: Creative Commons)

(Foto: Creative Commons)

O mercado de produtos biológicos deve atingir R$ 3,7 bilhões no Brasil em 2030. O valor representa um crescimento de 107% em comparação com a previsão de vendas em 2021. Os dados, resultados de uma pesquisa da Consultoria Blink Projetos Estratégicos com a CropLife, foram divulgados nesta segunda-feira (19/4).

A pesquisa analisou os dados da indústria de produtos biológicos, a partir dos produtos registrados no Brasil. A previsão levou em consideração a evolução do mercado nos últimos três anos, resultado do aumento da adesão dos produtores rurais à tecnologia como uma estratégia fundamental no manejo integrado de pragas.

“O mercado quase triplicará o valor em 2030 em comparação com 2020. Isso porque a taxa de adoção (da tecnologia) ainda é baixa quando se olha no mercado geral. A percentagem dos produtores que já adotaram a prática de manejo integrado com biológicos chega em torno de 20% da área de produção no país, mas isso está crescendo a cada ano”, destaca a diretora executiva de biológicos da CropLife, Amália Borsari.

De 2019 a 2020, o valor de mercado dos produtos biológicos teve um aumento de 42% e, de 2020 a 2021, a previsão é de que a alta seja de 33%, totalizando quase R$ 1,8 bilhão. Grandes culturas como soja, cana-de-açúcar e milho, representam 75% desse mercado.

“Em todos os anos, a soja e a cana são as que se destacam na proporção de mercado. A soja representa mais de 40% desse mercado e vem crescendo a cada ano, e a cana um quinto do mercado de biológicos”, salienta Borsari.

A executiva explica que foi a partir de 2010 que grandes culturas como grãos passaram a ser mais contemplados com a oferta de soluções de manejo biológico. Nessa próxima década (2020-2030), são aguardados importantes lançamentos que demonstram o tamanho da oportunidade de negócios nesse segmento. Um exemplo serão os bioherbicidas, ainda sem produtos registrados no Brasil, mas sim em outras partes do mundo.

“O mercado está com know-how maior, isso aumenta a concorrência, a diversidade e amplia a produção de biológicos em grandes culturas. A indústria também está muito voltada para bioquímicos (metabólitos dos microrganismos, extratos vegetais) e a biotecnologia, que está muito forte na indústria de alimentos, vem impulsionando esse mercado. Um novo mercado que ainda não temos são os bioherbicidas, que é um grande mercado e seria muito promissor no Brasil”, analisa Borsari.

FONTE: Globo Rural

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