PIB do estado dispara e registra crescimento de 11,4%, com diminuição do índice de desemprego para 5,8% em 2023
A economia do Tocantins foi a que mais cresceu em 2023, segundo dados do Banco do Brasil sobre as 27 unidades da federação. O produto interno bruto (PIB) do estado mais novo do país subiu 11,4%, mais do que o de Mato Grosso, que ficou em segundo lugar, com um crescimento de 10,9%.
Na Pesquisa Mensal do Comércio do Banco do Brasil, Tocantins também registrou o melhor resultado no segmento entre os estados brasileiros, com um aumento de 11,6% no setor, comparado ao mesmo período de 2022.
O estado reduziu ainda os índices de desemprego, segundo levantamento do IBGE. Enquanto a taxa anual de desocupação do país foi de 7,8% em 2023, Tocantins conseguiu ter a maior redução da taxa de desemprego comparada a outros estados, passando de 15% para 5,8%.
O governador Wanderlei Barbosa atribuiu esses resultados ao Programa de Impulsionamento da Indústria, Comércio e Serviços, executado por meio do Fundo de Desenvolvimento Econômico do Estado do Tocantins, lançado em janeiro de 2022.
“O programa foi responsável por atrair investimentos, incentivando o desenvolvimento econômico e social do estado, proporcionando segurança jurídica, capacitando a mão de obra local e estimulando a instalação de novas indústrias na região”, diz.
FONTE Veja