Paraná continua liderando expansão nas exportações brasileiras de carne de frango

Compartilhe esta notícia

Nos primeiros quatro meses de 2022, as exportações de carne de frango do Paraná registraram aumento anual de 8,41%, índice inferior ao alcançado pelos dois estados vizinhos, Santa Catarina e São Paulo, com aumentos de, respectivamente, 8,50% e 34,43%.

O incremento paranaense também ficou muito aquém dos registrados, por exemplo, pela Bahia (+179%), Espírito Santo (+59%) ou, mesmo, Maranhão e Alagoas, ambos com aumento de volume superior a 40%. Pois, mesmo assim, o Paraná foi a Unidade Federativa brasileira que mais contribuiu para o aumento de 8,51% obtido nas exportações brasileiras de carne de frango no quadrimestre inicial de 2022.

Detalhando, os 8,41% de volume adicional exportado pelo Paraná no período corresponderam a quase 50 mil toneladas a mais que nos quatro primeiros meses do ano passado. E esse volume representou cerca de 42% do adicional registrado pelo Brasil no período – pouco mais de 118 mil toneladas ao todo. Outras contribuições, também expressivas mas em menor volume, vieram de Santa Catarina (26,3 mil toneladas a mais), São Paulo (20,6 mil toneladas) e Rio Grande do Sul (20,1 mil toneladas).

No período, um terço das UFs exportadoras (sete entre 21) registrou queda no volume exportado. Mas os retrocessos mais expressivos ocorreram no Centro-Oeste, entre os estados de Mato Grosso (-21,37%) e Goiás (-12,67%). Em conjunto, os dois estados deixaram de exportar quase 15 mil toneladas de carne de frango, desempenho que fez a Região encerrar o quadrimestre com uma queda anual de volume de 3,29%.

Ainda assim, o Centro-Oeste – com 10,61% do total – manteve-se como a segunda principal Região exportadora de carne de frango do Brasil, atrás apenas da Região Sul (praticamente 80% do total) e à frente do Sudeste (9,32% do total).Norte e Nordeste, em conjunto, responderam por menos de meio por cento do total exportado.

FONTE: Avisite

últimas notícias no Comércio Exterior

solicitar atendimento

vamos conversar sobre Comércio Exterior ?

services for companies outside Brazil

atendemos somente EMPRESAS