Brazil

Rabobank projeta recorde de 40 milhões de hectares para soja no Brasil

Compartilhe esta notícia

A estimativa é de que a safra brasileira alcance 142 milhões de toneladas de soja durante a temporada 2021/22, estima o banco.

As margens de lucro positivas esperadas para produtores de soja brasileiros na safra 2021/22, apesar do aumento dos custos de produção, levam o Rabobank a projetar uma área plantada de 40 milhões de hectares, novo recorde.

“Assumindo a linha de tendência para a produtividade, a estimativa é de que a safra brasileira alcance 142 milhões de toneladas durante a temporada 2021/22”, disse o banco em relatório.

O Rabobank pontuou que a queda das exportações brasileiras no acumulado do ano – 72,7 milhões de toneladas de janeiro a agosto, citando dados da Secex, 2 milhões de t a menos que em igual período de 2020 – e a manutenção do esmagamento indicam recomposição dos estoques de soja ao final de dezembro 2021, se comparado às três últimas safras.

Milho

Com relação ao milho, o Rabobank prevê preços sustentados, até o fim do ano, por diversos fatores. No mercado local, o banco considera que o aumento das importações não será suficiente para reduzir a pressão sobre os baixos estoques de passagem.

“Considerando as atuais perspectivas para exportações, produção e consumo local, o Rabobank projeta os estoques de passagem (brasileiros) da safra 2020/21 entre 9 milhões e 11 milhões de toneladas, volume similar ao ciclo anterior”, disse o banco, referindo-se a uma produção total de milho de 86,4 milhões de t (21 milhões de t abaixo da estimativa inicial) e volume exportado cerca de 50% menor do que em 2019/20.

A perspectiva de baixos estoques até dezembro, além da produção menor e a comercialização mais lenta do milho de 2020/21 no spot devem “oferecer suporte aos preços de milho no mercado local”, disse o Rabobank.

No cenário internacional, os apertados estoques globais e norte-americanos de milho “continuarão a dar suporte para as cotações (do cereal) na CBOT”, aponta o banco.

O Rabobank ponderou que apesar do aumento da estimativa de safra de milho dos Estados Unidos em mais de 6 milhões de toneladas, conforme o último relatório mensal do Departamento de Agricultura do país (USDA), os estoques globais para a temporada 2021/22 são os menores desde 2016. Além disso, os estoques norte-americanos, de acordo com o USDA, também são os mais baixos desde 2015.

FONTE: Estadão Conteúdo

últimas notícias no Comércio Exterior

solicitar atendimento

vamos conversar sobre Comércio Exterior ?

services for companies outside Brazil

informe seu número do WhatsApp 

como prefere falar conosco

?

prefiro o rápido WhatsApp

pelo tradicional telefone

ligações do Brasil horário comercial

liguem no meu número

vamos começar tudo por