A obra, que mudará a configuração logística e fortalecerá os vínculos de integração regional, avança de forma constante, com mais de 55% de conclusão. Esta é a ponte rodoviária internacional que ligará as cidades de Carmelo Peralta, Alto Paraguai e Porto Murtinho, estado de Mato Grosso do Sul, Brasil, considerada a principal ligação do Corredor Rodoviário Bioceânico.
A relevância da Ponte Bioceânica reside em ser a principal entrada do nosso país através do Corredor Bioceânico do Eixo de Capricórnio, que atravessa o Chaco Paraguaio para ligar os oceanos Atlântico e Pacífico, por isso é comparada ao novo Canal do Panamá. a sua capacidade de facilitar o comércio e a integração.
Desta forma, este corredor internacional emerge como uma artéria vital para o comércio sul-americano, promovendo não só melhorias significativas na conectividade física, mas também maior competitividade económica devido à poupança de 8.000 km que representará para o transporte de mercadorias neste parte do continente.
Quatro países e o mesmo objetivo
O projeto envolve diretamente quatro países (Brasil, Argentina, Paraguai e Chile) e consiste em uma rodovia de mais de 3.000 km que se estende de São Paulo, no Brasil, até os portos chilenos de Antofagasta. No Paraguai, o percurso percorre 532 quilômetros divididos em três trechos no território do Chaco. O primeiro, de 275,73 quilômetros de Carmelo Peralta a Loma Plata, já foi concluído.
Lotes ativos na terceira seção
Atualmente já estão em fase inicial as obras dos 4 lotes do terceiro troço deste Corredor Bioceânico, de Mariscal Estigarribia a Pozo Hondo, fronteira com a Argentina, abrangendo assim cerca de 224 quilómetros, dos quais 220 quilômetros correspondem ao corredor principal e o restante para melhorias nas estradas nas cidades de Mcal. Estigarribia e Pozo Hondo, como acessos, travessias urbanas e coletores.
A iniciativa em curso transformará toda a região, beneficiando diretamente localidades como Mariscal José Félix Estigarribia e Pozo Hondo, melhorando sua conectividade e acesso a serviços básicos. Da mesma forma, outras cidades como Loma Plata, Filadélfia, Neuland, Villa Choferes, Carmelo Peralta, Pozo Colorado e Villa Hayes, verão as suas oportunidades económicas aumentarem graças à melhoria da infra-estrutura rodoviária.
Em termos de população, estima-se que cerca de 41 mil habitantes serão beneficiados diretamente com esta obra, enquanto outros 225 mil das áreas circundantes serão beneficiados indiretamente.
FONTE Rota Bioceânica