Abiarroz: Brasil tem saldo positivo na balança comercial do arroz no acumulado do ano

Compartilhe esta notícia

O Brasil teve saldo positivo na balança comercial do arroz (base casca) no acumulado do ano. De janeiro a maio, as exportações do cereal totalizaram 557,9 mil toneladas, contra importações de 491 mil t. Com isso, o superávit do setor foi de 66,9 mil t, informa a Associação Brasileira da Indústria do Arroz (Abiarroz), com base em dados do Ministério da Economia.

No entanto, acrescenta a entidade, os embarques de arroz (base casca) de maio foram os menores do ano: 39.740 t. Já as importações alcançaram 105 mil t, o que resultou em um déficit de 66,7 mil t.   

No caso específico do arroz beneficiado, as exportações no acumulado do ano cresceram 11% em valor e 26% em volume em comparação com o mesmo período de 2021.

“Mas, tivemos um déficit de US$ 1,45 milhão na balança comercial do beneficiado porque as importações aumentaram”, diz Carolina Matos, gerente de Exportações da Abiarroz.

Ainda de acordo com ela, o setor está sendo impactado pelas constantes reduções da tarifa de importação determinadas pelo governo, além da alta do preço dos fretes internacionais, que persistem desde o início da pandemia de covid-19.

Por isso, acrescenta, é necessário que o governo implemente medidas para diminuir de fato o custo Brasil, como a eliminação da incidência do Funrural sobre as exportações de arroz beneficiado, para que as indústrias brasileiras tenham condições de isonomia na competição com os produtos importados.

“Caso contrário, a população começará a consumir produtos de pior qualidade com preços mais acessíveis pela redução da tarifa de importação. Enquanto isso, a indústria brasileira seguirá sendo penalizada pelo custo Brasil.”

FONTE: Abiarroz

últimas notícias no Comércio Exterior

solicitar atendimento

vamos conversar sobre Comércio Exterior ?

services for companies outside Brazil

atendemos somente EMPRESAS