Brazil

Brasil bate novo recorde de vendas de veículos eletrificados em 2022

Compartilhe esta notícia

Frota no país chega a 126.504 unidades e modelos 100% elétricos têm bom desempenho em emplacamentos no ano.

O mercado de veículos leves eletrificados bateu novo recorde em 2022. 49.245 modelos foram comercializados no ano passado — o que representa alta de 41% ante 2021 (34.990). Os dados são da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE).

O total chegou perto da meta estipulada pela entidade, que estimava 50 mil unidades emplacadas em 2022. Além do fechamento do ano, a ABVE revelou que 5.587 eletrificados foram licenciados em dezembro. Este foi o segundo melhor mês da série histórica iniciada em 2012.

Frota eletrificada chega a 126 mil veículos 

Ainda de acordo com a ABVE, a frota eletrificada em circulação no Brasil chega a 126.504 veículos. O país, vale frisar, bateu a marca de 100 mil modelos do tipo nas ruas em julho passado.

No entanto, é importante ressaltar que a ABVE põe na conta veículos elétricos a bateria, híbridos plug-in (PHEV) e híbridos (HEV). Este último não pode ser ligado à tomada, tem eletricidade gerada pelo motor a combustão. Ainda há o segmento híbrido-leve, onde propulsor elétrico faz as vezes de gerador para auxiliar a unidade a combustão, mas não traciona as rodas.

Venda de eletrificados no Brasil: BEVs batem recorde

Embora ainda representem pequena parcela da frota brasileira de eletrificados, os BEVs se destacaram em 2022. 8.460 unidades de modelos puramente elétricos foram emplacados de janeiro a dezembro — o equivalente a 17% do total de vendas no período.

Mesmo assim, os veículos híbridos mantêm a dianteira com algum conforto. 30.439 unidades foram licenciadas em 2022. Tal representa fatia de 62% do bolo de eletrificados comercializados no ano.

 Para completar, segundo a ABVE, 10.348 modelos híbridos plug-in foram emplacados no janeiro-dezembro. O número equivale a 21% do total de eletrificados vendidos em 2022. 

Venda de eletrificados no Brasil: mais oferta

Adalberto Maluf, presidente da ABVE, celebrou o resultado de 2022. Contudo, disse que “é preciso dar os incentivos adequados e acelerar rumo às tecnologias de baixa emissão”.

“Vemos um crescimento constante e robusto das vendas de veículos elétricos e híbridos pelo quinto ano seguido, apesar de o Brasil ainda não ter um plano nacional de estímulos ao setor. O consumidor já percebe o elétrico como uma opção viável aos veículo convencional”, comentou o dirigente.

Além disso, a oferta de modelos eletrificados, especialmente os leves, teve crescimento significativo em 2022. Segundo a ABVE, 70 modelos eram vendidos em maio. Meses depois, em dezembro, havia 128 opções distintas para os consumidores no mercado.

Novo governo

Adalberto Maluf frisou que a ABVE “ficou muito satisfeita com os primeiros discursos do novo governo e seu compromisso de promover a Economia Verde e ampliar as novas industriais no Brasil”. O dirigente afirmou que a entidade está “pronta” para colaborar com tais desafios estratégicos.

O presidente da ABVE acrescentou ainda que “essa nova indústria gerará empregos de qualidade para os brasileiros e investirá em pesquisa e inovação”. Ele também voltou a repetir que o país tem “a oportunidade de construir um novo parque industrial para veículos elétricos e híbridos, incorporando as tecnologias mais modernas do mundo à tradicional competência brasileira em etanol e combustíveis de baixa emissão”.

FONTE Redação Automotive Business

últimas notícias no Comércio Exterior

solicitar atendimento

vamos conversar sobre Comércio Exterior ?

services for companies outside Brazil

informe seu número do WhatsApp 

como prefere falar conosco

?

prefiro o rápido WhatsApp

pelo tradicional telefone

ligações do Brasil horário comercial

liguem no meu número

vamos começar tudo por