Caiado assina protocolo com Porto do Açu para impulsionar exportações

Compartilhe esta notícia

“É interessante para Goiás. Essa estrutura pode atender muitas empresas do estado”, disse Caiado

O governador Ronaldo Caiado (UB) assinou um protocolo de intenções com representantes do Porto do Açu Operações S.A, do Rio de Janeiro, para facilitar a exportação de produções goianas. A iniciativa vista viabilizar a troca de informações entre o Estado e a empresa para desenvolver pesquisas estratégicas que possibilitem a melhoria da eficiência da movimentação de cargas oriundas e destinadas a Goiás.

O documento foi assinado durante o Fórum de Governantes do Brasil Central. Caiado defendeu a importância de promover parcerias logísticas para buscar novas formas de escoamento da produção agropecuária do Estado.

“É interessante para Goiás. Essa estrutura pode atender muitas empresas do estado”, disse Caiado.

A comitiva, composta pelo vice-governador Daniel Vilela, empresários e diretores da Associação Pró-Desenvolvimento Industrial do Estado de Goiás (Adial) conheceram o centro de logística da empresa. “Ter esse porto como um parceiro que fortaleça a integração logística com Goiás, é uma forma de acessar novos mercados, reduzir custos e tornar o estado ainda mais competitivo”, constatou.

Para o secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima, o objetivo é estudar a viabilidade de exportar por meio do porto. “Goiás já é abastecido por diversas ferrovias, algumas ainda em construção, isso facilita o acesso a portos tanto do Sudeste quanto do Nordeste do Brasil”.

“A parceria entre Goiás e o Porto do Açu é de grande relevância para o agronegócio goiano, porque o aumento da eficiência nessas movimentações influencia diretamente no fortalecimento dos nossos produtores rurais e no sucesso da nossa economia”, disse o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Pedro Leonardo Rezende.

Já para o presidente do Porto de Açu, Rogério Zampronha, a empresa tem como principal vantagem a cooperação com portos internacionais e que poderá atender o agronegócio. “Temos diversas possibilidades para o agronegócio, com média de espera de apenas dois dias”.

Protocolo de intenções

O documento assinado tem validade de dois anos e busca trocar informações e desenvolver pesquisas estratégicas para melhorar a eficiência na movimentação de cargas de e para Goiás. O objetivo é identificar as melhores soluções logísticas e de infraestrutura para integração com o Porto do Açu.

Para o Estudo, foi criado um Grupo de Trabalho como representantes do Estado e do Porto. As secretarias de Governo (SGG), Agricultura (Seapa), Infraestrutura (Seinfra), Meio Ambiente (Semad), Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra) e Instituto Mauro Borges (IMB) deverão participar do estudo durante os quatro meses necessários para que seja apresentado um relatório final.

FONTE Jornal Opção

últimas notícias no Comércio Exterior

solicitar atendimento

vamos conversar sobre Comércio Exterior ?

services for companies outside Brazil

informe seu número do WhatsApp 

como prefere falar conosco

?

prefiro o rápido WhatsApp

pelo tradicional telefone

ligações do Brasil horário comercial

liguem no meu número

vamos começar tudo por