Brazil

China contrata “frota do tesouro” para exportar carros

Compartilhe esta notícia

A importância da China para o mercado internacional é imensurável e o comércio com outros países exige uma quantidade impressionante de navios, mas até recentemente, isso não era uma realidade para os carros.

Apesar de ser um mercado de veículos enorme, a China não era, até pouco tempo, um exportador forte, sendo que a grande maioria de suas remessas de carros eram enviadas para regiões como América Latina, África e regiões específicas da Ásia.

Basicamente, a China comia pelas beiradas no mercado automotivo internacional, com destinos como EUA e Europa, distantes de sua realidade, mas isso mudou em 2022.

Os chineses tentaram várias vezes se estabelecer com carros na Europa, por exemplo, mas fracassaram usando automóveis com motores a combustão.

Com a eletrificação, eles encontram o que os consumidores queriam e agora vislumbram alcançar volumes muito maiores, tão grandes, que precisarão de seus próprios navios.

Foi reportado que BYD e SAIC compraram seus próprios navios numa ação vista como de expansão marítima de seus negócios, nesse caso, exportação de carros.

Em outubro, a BYD encomendou seis navios ro-ro para transporte de veículos, com cada um levando até 7.700 carros de uma vez.

A encomenda foi de US$ 710 milhões, mas a BYD não está sozinha nessa ação, pois, a SAIC – por meio de uma divisão de logística – comprou sete navios ro-ro com capacidade de 8.900 carros cada.

O valor do negócio não foi divulgado, mas podemos imaginar que boa parte da carga desta será de carros da Chevrolet, enviados para mercados emergentes e em desenvolvimento.

As encomendas feitas ainda demorarão a encostar nos terminais portuários, mas tanto BYD quanto SAIC preveem um aumento expressivo nas exportações logo mais, porém, ambas recusaram comentar o caso.

Atualmente, a China passou a Alemanha e se tornou o segundo maior exportador de carros, perdendo apenas para o Japão.

Esperada por muitos anos, a chamada “invasão chinesa” em mercados automotivos ainda não começou, mas essa “frota do tesouro” pode ser o começo dela.

FONTE Notícias Automotivas

últimas notícias no Comércio Exterior

solicitar atendimento

vamos conversar sobre Comércio Exterior ?

services for companies outside Brazil

informe seu número do WhatsApp 

como prefere falar conosco

?

prefiro o rápido WhatsApp

pelo tradicional telefone

ligações do Brasil horário comercial

liguem no meu número

vamos começar tudo por