Cipatex investe R$ 6 milhões em Hub de Inovação no primeiro semestre e quer se tornar referência no setor até 2020

Compartilhe esta notícia

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Departamento tem envolvimento dos colaboradores de diferentes setores e níveis hierárquicos para criação de ideias inovadoras

A Cipatex, empresa brasileira líder na fabricação de produtos sintéticos e que atua no mercado há 55 anos, sempre teve a inovação como marca registrada em seus processos e produtos. Por conta disso, no último ano, o grupo sentiu a necessidade de criar um departamento para pensar full time em como a inovação pode contribuir ainda mais no aprendizado, crescimento e competitividade da empresa. Assim nasceu o Hub de Inovação Cipatex que, somente no primeiro semestre do ano, investiu R$ 6 milhões em projetos internos. Até o final de 2020, a expectativa da empresa é ser referência em inovação para a indústria.

O diferencial do projeto é o envolvimento dos colaboradores de várias formações, de diferentes níveis hierárquicos e setores da empresa, indo desde a linha de produção à administração. O grupo, formado por 20 pessoas, se organiza quinzenalmente em um Comitê de Inovação para discutir, direcionar ações, incentivar e fomentar atitudes inovadoras.

“Essa gestão da inovação tem servido como alavancador de recursos humanos, intelectuais e financeiros, para oxigenar novas iniciativas de redução de custos e geração de ideias de produtos e negócios”, explica Rafaela Tamer Paladini, Analista da Inovação da Cipatex. “Em todo o processo, da criação à implantação das ideias inovadoras, contamos com o apoio do presidente da Cipatex, Marcelo Nicolau, que percebeu a importância da iniciativa para o progresso da empresa”, completa.

Para Marcelo Nicolau, presidente da Cipatex, o Brasil vai entrar definitivamente na globalização, abrindo seus mercados tanto para importação como para exportação. “Desta forma, é fundamental que as empresas passem a inovar mais em seus produtos, processos e gestão de pessoas, porque a concorrência vai aumentar e temos que estar preparados com formas diferentes de trabalho para enfrentá-los. Por isso, a Cipatex enxerga a gestão da inovação como um dos pilares para sua perenidade”, afirma Nicolau.

Para avaliar se as ideias inovadoras podem se tornar viáveis, o departamento criou o Funil da Inovação, composto de quatro fases: criar (identificação de ideias para solucionar problemas reais), planejar (orientação para organizar as informações e apresentar ao Comitê de Inovação), testar (recebe os recursos necessários para a criação de um protótipo) e validar (as ideias são testadas na prática de forma a avaliar se os resultados almejados na fase de planejamento foram atingidos). Cada processo completo do funil é chamado de Ciclo e o primeiro será concluído do final de agosto. No total estão sendo prototipadas 10 ideias. Dessas, três finalizam agora em agosto e serão avaliadas se continuam como projeto de inovação da Cipatex. para ser implantado na empresa.

“Estamos vivendo um momento de mudança na cultura da Cipatex, com todo mundo pensando em inovação. E é com esse propósito que vamos chegar a 2020 sendo referência no mercado”, finaliza Rafaela.

Sobre a Cipatex

Criada em 1964, a Cipatex, empresa brasileira líder na fabricação de revestimentos sintéticos, localizada em Cerquilho (SP), disponibiliza uma linha de quase 17 mil produtos que atende os mercados de calçados, bolsas e acessórios, móveis, automóveis, construção, utilidades domésticas, lonas para coberturas e piscinas, esporte e lazer, brindes, material escolar, puericultura e adesivos. Oferece ao mercado soluções confiáveis e inovadoras, buscando sempre uma posição de vanguarda, com responsabilidade social e ambiental. Ao todo, a Cipatex conta com 1.100 colaboradores, distribuídos em oito plantas industriais.

FONTE: Segs

consulte sua habilitação Radar / Siscomex

copie o link abaixo, abra uma nova aba do navegador e cole na barra de endereço

Todos os serviços para
Comércio Exterior

Fale com um de nossos especialistas

Telefone

+55 13 3321-9321 | +55 65 4141-4540

WhatsApp

+55 13 3321-9321

E-mail

Preencha o formulário ao lado