fbpx

Falta de contêineres pode prejudicar exportações de carne de frango no RS

Compartilhe esta notícia

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Segundo a Organização Avícola do estado, as indústrias do setor estão escoando, em média, 40% do fluxo normal de exportações.

A falta de contêineres está reduzindo as exportações de carne de frango e outros produtos da cadeia produtiva, como ovos e derivados. A alegação é da Organização Avícola do Rio Grande do Sul (OARS). Segundo a entidade, as indústrias do setor estão escoando, em média, 40% do fluxo normal de exportações.

Segundo a organização, uma pesquisa elaborada pelo setor indica que a situação é crítica. Entre os pontos constatados, estão a falta de contêineres, atraso dos navios e produtos que  vencem durante a espera pelo embarque. A entidade diz, ainda, que os custos para os exportadores estão ficando mais elevados, já que novos valores são cobrados enquanto os navios não atracam para escoar a mercadoria.

As entidades já se reuniram com Conselho de Conselho de Comércio  Exterior da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs) e com a Confederação Nacional da Indústria (CNI) para apurar, apresentar as dificuldades citadas e expor a gravidade da situação.

O presidente executivo da Asgav, entidade ligada à OARS, José Eduardo dos Santos, afirma que os reflexos desses  impasses na logística estão garantidos na cadeia, pois não havendo a regularização do fluxo de logística e disponibilidade de containers, a produção poderá ser impactada e impulsionar mais ainda a redução que já vem  acontecendo em algumas indústrias.

“Os efeitos colaterais serão gravíssimos, pois o setor já está enfrentando dificuldades no mercado interno, como o  preço exorbitante do milho e agora mais esse obstáculo que temos que solucionar”, ressalta.

O dirigente destaca que as pequenas e médias empresas estão sofrendo maior impacto com essa falta de  equipamentos. Estão agendados novos encontros com empresas e indústrias do setor para pressionar pela resolução dessa adversidade.

FONTE: Agência Safras

últimas notícias no Comércio Exterior

solicitar atendimento

vamos conversar sobre Comércio Exterior ?

services for companies outside Brazil