Frigorífico tem economia de 100 mil litros de óleo diesel por mês com solução híbrida

Compartilhe esta notícia

Cliente final, localizado em MG, investiu em projeto que integra usina solar de 2 MW, geradores e concessionária.

Em busca de um sistema de geração eficiente, econômico e sustentável, o Frigorífico São Joaquim, localizado na cidade de Urucânia (MG), investiu em uma solução híbrida da DEIF, que integra energia solar, rede da concessionária e geradores diesel.

Segundo o Sr. Ian Schwanz, engenheiro eletricista da Minas Energia, integradora responsável pelo projeto, com esse sistema o cliente está obtendo uma economia de 100 mil litros de óleo diesel por mês.

No total, o empreendimento conta com:

  • 5 mil módulos fotovoltaicos da Risen Energy – 3 MWp;
  • 20 inversores SIW500H ST-100 da WEG – 2 MW;
  • 5 geradores a diesel (3 x 750 kVA + 2x 550 kVA);
  • Concessionaria com uma demanda contratada de 1,3 MW.

“O cliente, que comercializa carne suína, possuía instabilidade na rede o que o forçava utilizar geradores 24h por dia a plena carga. Por conta disso, desenvolvemos o projeto em parceria com a DEIF, que nos ofereceu a sua melhor tecnologia de geração distribuída híbrida para economia de óleo diesel”, destacou Schwanz.

O empreendimento, que foi instalado e comissionado em agosto de 2022, já está em operação sem interrupção até o momento. “Para esse projeto, pretendemos ainda agregar bancos de baterias BESS (Battery Energy Storage System) no futuro”, ressaltou.

Detalhes do projeto

A implementação do sistema híbrido DEIF permitiu a operação simultânea dos geradores com a usina fotovoltaica e a concessionária. Essa integração otimizou a importação/exportação de energia, garantindo um abastecimento confiável, usando os geradores em picos de demanda.

Em essência, o sistema prioriza as fontes de energia disponíveis, com base no melhor custo-benefício. A ênfase é utilizar a energia solar sempre que possível, com a contribuição máxima da concessionária (demanda contratada), reservando os geradores apenas para suplementar a demanda, seja quando aumenta a carga ou quando cai o solar devido a sombreamentos provocados por nuvens.

Para viabilizar essa configuração, foram instalados controladores DEIF específicos: o AGC150 GEN para os geradores, o AGC150 Mains para a entrada da concessionária e o ASC 4 Solar para gerenciar os 20 inversores. Além disso, o sistema é equipado com uma tela touchscreen de 21 polegadas, AGI421, que permite o gerenciamento completo do sistema.

Arquitetura do sistema instalado. Arte: DEIF
Tela touch screen 21″ AGI421 para monitoramento e controle local
Controladores AGC150 DEIF. Imagem: DEIF/Divulgação

FONTE Canal Solar

últimas notícias no Comércio Exterior

solicitar atendimento

vamos conversar sobre Comércio Exterior ?

services for companies outside Brazil

informe seu número do WhatsApp 

como prefere falar conosco

?

prefiro o rápido WhatsApp

pelo tradicional telefone

ligações do Brasil horário comercial

liguem no meu número

vamos começar tudo por