Importação de sementes de cannabis: quem pode se beneficiar de aprovação no STJ

Compartilhe esta notícia

Superior Tribunal de Justiça analisa o recurso especial, que visa garantir o direito de importação da matéria prima da planta

O debate acerca da permissão para importação de sementes de cannabis para cultivo, direcionadas para tratamento medicinal, pode ter um veredito no Superior Tribunal de Justiça, em julgamento nesta quarta-feira (13). O SJT analisa o recurso especial, que visa garantir o direito de importação da matéria-prima da planta.

Por um lado, a discussão aborda os potenciais benefícios da cannabis medicinal, não apenas para a saúde, mas também para a indústria e a economia. Por outro lado, há argumentos sobre os riscos da autorização irrestrita para a importação de sementes e o cultivo da planta.

Projetos de Lei foram analisados e tramitam na Câmara dos Deputados. Em 2021, a Comissão Especial aprovou o PL 399/15 com parecer favorável à legalização do cultivo no Brasil, exclusivamente para fins medicinais, veterinários, científicos e industriais. O projeto espera para ser votado em plenário.

Quem pode ser favorecido

A liberação do cultivo de cannabis medicinal no Brasil pode beneficiar um amplo espectro da sociedade, incluindo pacientes, indústria, pesquisadores, além de permitir a regulamentação do estado, permitindo o controle e tributação das importações, exportações e consumo interno.

Para os pacientes, principal foco do processo no julgado pelo STJ, pessoas com dores crônicas, epilepsia, além de doenças neurodegenerativas, poderão contar com produtos à base de cannabis. A disponibilidade de produtos nacionais e o cultivo próprio podem garantir um acesso mais fácil e barato a esses tratamentos.

Para indústria, a produção de medicamentos à base de cannabis pode gerar novos empregos e impulsionar a economia e mercado interno, além de projetarem exportações para países que permitam o negócio de cannabis. A liberação é uma oportunidade para empresas farmacêuticas brasileiras de comercializarem produtos inovadores, aumentando a competitividade do setor.

Por sua vez, a pesquisa acaba favorecida pela produção e desenvolvimento de produtos, uma vez que alimenta a base desta engrenagem.

A legalização do cultivo facilitaria a realização de pesquisas científicas sobre a cannabis medicinal, permitindo um melhor entendimento dos seus efeitos terapêuticos e a descoberta de novas indicações.

Em termos tributários, a regulamentação do cultivo e produção de cannabis medicinal poderia gerar receitas para o governo através de impostos e taxas. Por outro lado, a ação do crime organizado ligado ao tráfico de drogas seria um desafio, mas também um possível benefício indireto.

FONTE CNN Brasil

últimas notícias no Comércio Exterior

solicitar atendimento

vamos conversar sobre Comércio Exterior ?

services for companies outside Brazil

informe seu número do WhatsApp 

como prefere falar conosco

?

prefiro o rápido WhatsApp

pelo tradicional telefone

ligações do Brasil horário comercial

liguem no meu número

vamos começar tudo por