Brazil

Malásia suspende exportação de frango a partir de 1º de junho

Compartilhe esta notícia

As exportações de frango inteiro da Malásia estarão proibidas na semana que vem, ou seja, a partir de 1º de junho, enquanto as limitações à importação de frango e trigo serão temporariamente abolidas, como parte das medidas para conter a escassez de frango no país.

Também será criado um estoque regulador para a carne de frango. Nesse sentido, o governo deve fazer melhor uso das instalações de armazenamento a frio do Ministério da Agricultura e de suas agências.

Para aumentar a oferta de frango, o governo malaio também concordou em simplificar o processo de avaliação para pedidos de subsídio por criadores de frango e habilitar mais matadouros no exterior.

Ismail disse que o governo também vai reduzir o envolvimento de intermediários, iniciativa que deve ser liderada pela Organização Nacional dos Agricultores.

Na semana passada, quatro empresas avícolas disseram que planejavam um “boicote” de protesto pelo atraso do governo em fornecer um subsídio de 60 centavos/kg (cerca de 66 centavos na moeda brasileira) para os avicultores.

Ao anunciar hoje (23) as novas medidas, o primeiro-ministro Ismail Sabri Yaakob, afirmou que elas permanecerão em vigor até que os preços do frango e os níveis de produção sejam estabilizados. A Malásia exporta cerca de 3,6 milhões de frangos inteiros por mês.

Ele disse que uma investigação sobre os cartéis de frango [acusados de controlar os preços e a produção] será concluída no próximo mês e que haverá uma ação legal contra os culpados se as acusações forem verdadeiras.

Ismail disse que o Gabinete foi aconselhado pelo procurador-geral a usar as disposições da Lei de Controle de Suprimentos para interromper a exportação de frangos.

O Gabinete também concordou com um pedido para que governos estaduais, agências e empresas ligadas ao governo cooperem fornecendo licenças ocupacionais temporárias de longo prazo para o plantio de culturas alternativas como o milho. O trigo é atualmente o principal componente da ração para frangos.

Ontem, o Ministério da Agricultura e Indústrias de Alimentos anunciou que pesquisas efetuadas pelos serviços veterinários constataram que a maioria das granjas avícolas está pronta para fornecer um suprimento suficiente de frango ao mercado. No entanto, algumas granjas tiveram problemas de rendimento, com frangos abaixo do peso, o que afetou o abastecimento em algumas áreas – acrescentou o Ministério.

FONTE: Free Malaysia Today

últimas notícias no Comércio Exterior

solicitar atendimento

vamos conversar sobre Comércio Exterior ?

services for companies outside Brazil

informe seu número do WhatsApp 

como prefere falar conosco

?

prefiro o rápido WhatsApp

pelo tradicional telefone

ligações do Brasil horário comercial

liguem no meu número

vamos começar tudo por