Brazil

Milho, Soja e Trigo: Mercado de Grãos na Estação da Incerteza Agrícola

Compartilhe esta notícia

Os Estados Unidos são os líderes mundiais na produção e exportação de soja e milho. O setor agrícola americano também é um grande produtor de trigo, ingrediente principal do pão. 

As commodities agrícolas são os produtos básicos que alimentam as populações ao redor do planeta. Ao final de abril de 2020, havia aproximadamente 7,65 bilhões de bocas a serem alimentadas no mundo, de acordo com o Escritório de Censo dos EUA. A cada ano, o número de pessoas em nosso planeta cresce em torno de oito milhões. Por isso, o lado da demanda da equação de alimentos está sempre em expansão.

A safra no hemisfério norte começa com a plantação na primavera. Durante os meses de verão, as plantações crescem, até a chegada da colheita no outono. No tange aos preços futuros do milho, soja e trigo, o tamanho das safras anuais é determinado pelas condições climáticas nas principais áreas de cultivo nos Estados Unidos e outros países produtores ao redor do mundo.

Estamos agora no coração da primavera no hemisfério norte, e a incerteza em relação aos próximos meses geralmente provoca maior volatilidade de preços nos mercados futuros de grãos. Mas 2020 dificilmente será um ano normal nos mercados de todas as classes de ativos em razão da pandemia global, e os produtos agrícolas não são exceção.

Cada ano é uma nova aventura

Os produtos agrícolas que alimentam o mundo não têm a mesma vida útil de outras commodities, como o petróleo e o cobre. Embora os grãos e outros produtos agrícolas possam ser armazenados em silos e terminais quando a produção é maior que o consumo, o fato é que eles se deterioram com o tempo. Por isso, cada safra é uma nova aventura, na medida em que o crescimento populacional requer mais alimentos frescos a cada ano. As supersafras ser tornaram um vício para um mundo faminto.

A última vez em que houve escassez de grãos foi em 2012, quando as condições secas fizeram com que os preços do milho e da soja atingissem máximas históricas e o trigo alcançasse seu maior preço desde 2008, quando registrou seu nível recorde. A Mãe Natureza determina o clima a cada ano, principal fator quando o assunto é o caminho de menor resistência para os preços.

Preços do milho, soja e trigo caem

A espiral deflacionária no mundo fez com que os preços dos grãos atingissem níveis mais baixos, na medida em que a estação de semeadura nos EUA dará lugar à estação de cultivo em maio e nos meses de verão. A possibilidade de haver condições secas pode fazer com que haja picos de preço nos grãos durante a estação de cultivo, enquanto a cotação futura se torna tão instável quanto o clima.

FONTE: Investing

últimas notícias no Comércio Exterior

solicitar atendimento

vamos conversar sobre Comércio Exterior ?

services for companies outside Brazil

informe seu número do WhatsApp 

como prefere falar conosco

?

prefiro o rápido WhatsApp

pelo tradicional telefone

ligações do Brasil horário comercial

liguem no meu número

vamos começar tudo por