O plantio de soja do Paraná atingiu 58% da área estimada para a cultura na safra 2023/24, avanço de 12 pontos percentuais em relação à semana anterior, de acordo com dados do Departamento de Economia Rural (Deral) publicados nesta terça-feira.
O plantio segue em ritmo adiantado em relação a 2022 nesta época (44%), mas agora ficou atrás do índice de 2021 (60%). Até a semana passada, o ritmo dos trabalhos era o mais acelerado em cinco anos.
O Estado teve um início de plantio mais acelerado este ano, considerando a maior umidade nas lavouras, diante das condições climáticas de El Niño que tendem a trazer mais chuvas para o Sul do Brasil.
O Deral informou também que o plantio da primeira safra de milho no Paraná havia atingido 91%, versus 89% na semana anterior, ante 82% registrados na mesma época do ano passado.
No caso do trigo, produtores do Paraná já colheram 84% da safra, alta de quatro pontos percentuais ante a semana anterior e contra apenas 63% na mesma época de 2022.
FONTE Reuters