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Porto de Santos comemora 132 anos de olho na modernização para se manter entre os principais do mundo

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O Porto de Santos, maior complexo portuário do hemisfério sul, comemora 132 anos de aniversário nesta sexta-feira (2). Responsável por cerca de 30% da balança comercial brasileira, o Porto de Santos projeta um futuro repleto de desafios para se manter entre os mais competitivos complexos portuários do mundo.

O presidente de Autoridade Portuária de Santos (APS), Anderson Pomini, destaca que entre as prioridades para dar mais competitividade ao Porto estão a formalização do acordo para a obra do túnel Santos-Guarujá – que deverá ser assinado nesta sexta pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pelo governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas. Além disso, as obras da Margem Esquerda da Perimetral também estão entre as prioridades da APS para esse ano.

“Em 2024 teremos a conclusão da parte formal para a obra do túnel Santos-Guarujá, com a entrega do edital, da modelagem da PPP, dos licenciamentos, tudo para começarmos a obra em 2025. Temos como um estimulante desafio licitar e dar início às obras da Perimetral da Margem Esquerda, que já tem R$ 500 milhões do Novo PAC; dar andamento às melhorias na Alemoa e em toda a Perimetral da Margem Direita; entregar as etapas da Pera Ferroviária, cujas obras já começaram a cargo da Ferrovia Interna do Porto de Santos (FIPS). A manutenção da dragagem dos 15 prossegue normalmente e realizamos estudos para chegamos aos 16 e depois aos 17 metros de calado”, disse Pomini, em entrevista exclusiva ao Santa Portal.

A entrega de moradias populares para famílias que moram nas margens do Porto também está entre as obras previstas no cronograma de aniversário do Complexo Portuário Santista.

“São todas obras muito importantes, inclusive a entrega do total de 649 moradias populares para atender famílias que vivem em palafitas às margens do Porto. As primeiras 90 casas já serão entregues nesta sexta pelo presidente Lula, que vem para o aniversário de 132 anos do Porto de Santos”, ressaltou o mandatário da APS.

A Autoridade Portuária também trabalha para resolver o problema de saturação da pista de descida da Rodovia Anchieta.

“Não dá mais para aceitar a não viabilização de uma nova pista de descida Planalto-Baixada. A Via Anchieta foi inaugurada em 1947, quando o Porto movimentava 4 milhões de toneladas/ano. Passados 77 anos, a mesma faixa da direita de descida da Via Anchieta continua sendo a única opção para o modal rodoviário, que responde por mais de 65% no atendimento ao Porto, traga as cargas de cinco estados para o maior Porto do Hemisfério Sul. O caos é iminente. Bate às nossas portas. É preciso agir com urgência”, afirmou Anderson Pomini.

O diretor de Assuntos Portuários do Sistema Santa Cecília de Comunicação, Casemiro Tércio, concorda que melhorar a infraestrutura é o melhor caminho para que o Porto de Santos aumente suas exportações a cada ano e bata recordes de movimentações.

“O Porto de Santos sempre baterá recorde pois os terminais e operadores trabalham dia a dia para otimizar suas rotinas e capacidades de movimentação, seja com investimentos em tecnologia seja no aprimoramento de processo. Mas para manter a qualidade do serviço e preços competitivos se faz necessária a ampliação da infraestrutura disponível. Importante: a infraestrutura deve sempre vir antes que a pressão da demanda, senão a carga migra para a melhor opção então disponível”, ponderou.

Tércio reforçou ainda a necessidade de o Porto de Santos passar por obras para o aprofundamento do seu canal de navegação.

“As novas classes de navios estão batendo na porta de Santos, esta semana mesmo um de 366m atracou na BTP, e outros mais virão. Para manter o porto competitivo e não depender do estofo da maré, é mandatório o aprofundamento do canal de navegação. Além do acesso aquaviário, a expansão do porto na Margem Esquerda e a continuidade da clusterização já iniciada na Margem Direita darão ao complexo capacidade de armazenagem estática para atender à crescente demanda da economia brasileira. E para fechar o tripé da capacidade portuária os acessos terrestres com a consolidação dos investimentos na FIPS e a nova descida rodoviária que entendo que deva ser na margem esquerda distribuindo os fluxos em ambas as margens”, comentou.

Pomini apontou que a implantação do VTMIS – um sistema de auxílio eletrônico à navegação – também deverá trazer melhorias no desempenho do Porto de Santos.

“Temos na implantação do VTMIS a meta de uma inovação que vai trazer mais segurança e competitividade ao Porto de Santos. O setor de inovação na Diretoria de Operações atua incessantemente para aprimorar serviços, como o de agendamento de caminhões, entre outros”, comentou.

Além de obras estruturais, a APS também pretende levar melhorias para toda a região da Baixada Santista.

“Estes desafios representam estímulos para toda equipe da APS em parceria com o Ministério dos Portos e Aeroportos. Vamos dar andamento a todas as nossas metas: túnel, perimetrais, dragagem e dando sempre atenção à relação Porto-Cidades, no plural mesmo, pois damos atenção a Guarujá e também a Cubatão e São Vicente, que terão ações para solucionar problemas de trânsito e serão contempladas na revisão da Poligonal, para incentivar as retroáreas, o Porto-Indústria e as Hidrovias”, concluiu Pomini.

FONTE Santa Portal

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