Por trás dos números está o complexo portuário de Vila Velha, que se tornou a principal porta de entrada de veículos elétricos no Brasil.
O último mês de novembro ficou marcado pelo aumento do volume mensal de importações de automóveis em moeda nacional no Espírito Santo desde que os registros começaram a ser aferidos pelo Ministério da Fazenda, em 1997. Este volume atingiu um valor de R$ 1,5 bilhão.
É neste cenário que o município de Vila Velha bate recorde nas importações de veículos, fato também atribuído ao crescente mercado de carros elétricos no Brasil.
Por trás dos números está o complexo portuário de Vila Velha, que se tornou a principal porta de entrada de veículos elétricos no Brasil, e, para 2024, prevê a importação de mais 150 mil automóveis elétricos e híbridos vindos da China.
O porto, administrado pela Vports, recebe os carros e os distribui para todo o país, sendo que a maior parte vai para São Paulo, sede da Comexport, a maior importadora de veículos elétricos do Brasil.
O prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo, atribui esse recorde de importações de veículos pelo complexo portuário do município a fatores estruturais da cidade e do Estado, envolvendo o parque logístico local, o acesso aos modais de transportes rodoviários e ferroviários, e também ao iminente retorno da tributação sobre veículos elétricos no país.
“Vale lembrar que a nova legislação federal prevê um aumento progressivo das alíquotas para veículos elétricos, com uma tributação entre 10% e 12% em janeiro, chegando a 18% e 25% em julho, dependendo se são elétricos ou híbridos. Essa mudança iminente tem levado consumidores a antecipar suas compras, enquanto as concessionárias estão ampliando seus estoques para garantir preços mais competitivos. O resultado certamente será um incremento ainda maior nas vendas”, avalia Arnaldinho.
O prefeito também reiterou as vantagens que tornaram o município o principal destino das operações internacionais do mercado automotivo:
“Este ano, inauguramos uma linha direta entre a China e o Brasil – em que os navios chegam e saem pelo porto local –, o que torna as operações de importação mais viáveis. Afinal, sem a necessidade de transbordo em outro complexo portuário, os custos ficam bem mais competitivos. O importante é que, além de trazer veículos, os navios da companhia naval Cosco voltam para a China levando celulose e granito, dois dos insumos de exportação mais importantes do nosso Estado. Isso significa que o Porto de Vila Velha está trazendo mais prosperidade e desenvolvimento”.
De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico de Vila Velha, Everaldo Colodetti, o aumento nas importações de veículos elétricos pelo Porto de Vila Velha, em novembro, contou com uma contribuição significativa das fabricantes chineses BYD e GWM.
“Vila Velha está consolidando sua posição estratégica como grande polo de importação devido à sua eficiência logística e competitividade. É evidente que o movimento de antecipação de compras de veículos elétricos, que começou em novembro, é um reflexo direto da volta da tributação sobre esses veículos. E isso também vem influenciando no aumento das importações”, salientou.
O diretor Geral de Terminais da Log-In Logística Intermodal, Gustavo Paixão, salienta o avanço do Terminal de Vila Velha (TVV) em competitividade no setor portuário:
“Registramos um crescimento de 45,3%, somente entre 2022 e 2023. Com um variado mix de cargas e refinada estratégia de precificação, o terminal faturou R$ 165,8 milhões, apenas nos primeiros três meses deste ano, e também bateu recorde histórico de Receita Operacional Líquida no período – R$ 48,2 milhões, referente à armazenagem de mercadorias e a outros serviços. Este desempenho indica o potencial que faz das operações portuárias do município uma referência em todo o país”, informou.
FONTE Folha Vitória