Brazil

Tradener inicia importação de gás natural boliviano para cliente brasileiro

Compartilhe esta notícia

Operação tem como objetivo atender à demanda emergencial de um cliente do mercado nacional, cujo nome permanece em sigilo

comercializadora de energia Tradener deu início, neste domingo (21), à importação interruptível de gás natural boliviano para o Brasil através do gasoduto Gasbol, visando atender à demanda emergencial de um cliente do mercado nacional, cujo nome permanece em sigilo.

No total, serão importados cerca de 2,6 milhões de metros cúbicos de gás até terça-feira (23). Ao Valor, o presidente da empresa, Walfrido Ávila, diz que, em 2023, a importação ocorreu por alguns meses, mas esta é a primeira vez, em 2024, que ocorre a importação do insumo.

“O cliente ligou de última hora na sexta pedindo urgência na operação para três dias de importação. Vamos fazer isso também com gasoduto virtual [método alternativo de transporte de gás natural para locais onde não há redes de gasodutos disponíveis] com caminhões. Podemos fornecer gás natural comprimido, liquefeito”, diz o executivo.

Segundo o executivo, o mercado brasileiro de gás ficou por anos reprimido, mas está finalmente crescendo. Mesmo assim, ele vê a necessidade de mais players no setor para trazer confiança aos clientes.

Hoje, a Petrobras lidera o mercado, porém, boa parte do gás é reinjetada nos poços de extração de petróleo. Além disso, a Argentina pode, em breve, se tornar um importante fornecedor do gás por meio de Vaca Muerta, segunda maior reserva do mundo de gás de xisto, já que foi iniciada a construção de um gasoduto até o porto de Bahía Blanca e que, numa segunda fase, poderia levar o gás argentino até o Brasil.

Em 15 de abril, o Ministério de Minas e Energia habilitou a Tradener e Bolt Energy a importar energia da Venezuela. Essas operações têm como objetivo principal a redução dos custos com geração para suprimento de energia ao Estado de Roraima.

FONTE Valor Econômico

últimas notícias no Comércio Exterior

solicitar atendimento

vamos conversar sobre Comércio Exterior ?

services for companies outside Brazil

informe seu número do WhatsApp 

como prefere falar conosco

?

prefiro o rápido WhatsApp

pelo tradicional telefone

ligações do Brasil horário comercial

liguem no meu número

vamos começar tudo por