Presidente americano suspenderá início da aplicação das tarifas generalizadas para 1º de agosto
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinará uma ordem executiva estendendo a suspensão das tarifas generalizadas até 1º de agosto.
Trump publicou nesta segunda, 7, em sua rede Truth Social duas carta enviadas ao primeiro-ministro do Japão, Shigeru Ishiba, e ao presidente da Coreia do Sul, Lee Jae-Myung, anunciando a imposição de uma tarifa de 25% sobre todas as importações de ambos os países asiáticos.
Os documentos detalham que as novas taxas serão adicionadas a quaisquer outras tarifas já em vigor.
Trump indicou que as tarifas poderão ser modificadas no futuro, caso o Japão ou a Coreia adotem medidas de retaliação. No entanto, ele afirmou estar disposto a fazer “um ajuste” caso os países removam barreiras comerciais impostas a produtos americanos.
A Casa Branca justificou a decisão alegando que as relações comerciais com os dois países têm estado “longe de ser recíproca”.
No caso da Coreia do Sul, a tarifa de 25% representa um restabelecimento da taxa definida durante o anúncio tarifário do “Dia da Libertação”, em 2 de abril, que havia sido temporariamente reduzida para 10%.
Para o Japão, a nova taxa é um ponto percentual superior aos 24% iniciais.
De acordo com a Casa Branca, essas cartas constituem uma notificação unilateral de novas condições tarifárias, sem a celebração de acordos formais com Tóquio ou Seul.
Trump já havia sinalizado, nas últimas semanas, que enviaria as notificações formais caso não fosse possível chegar a um acordo com os países.
FONTE O Antagonista